Hoje, o Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para celebrar as conquistas alcançadas ao longo dos anos e também para refletir sobre a sobre os desafios que ainda persistem. Um desses desafios é a luta contra o feminicídio, com índices alarmantes em todo o Brasil.
Aqui no Maranhão o registro de casos de feminicídio é alto. Apesar dos esforços das autoridades e organizações da sociedade civil, a violência contra as mulheres continua sendo uma triste e cruel realidade. É fundamental que se intensifiquem as políticas de prevenção, o acesso à justiça e o apoio às vítimas, para que essa luta tenha possibilidade de sucesso e as mulheres possam viver sem medo e da violência.
Neste Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que a luta pela igualdade de gênero não é apenas das mulheres, mas de toda a sociedade. Somente juntos podemos construir um mundo onde todas as pessoas, independentemente de seu gênero, possam viver com dignidade e respeito
Origem - A data tem como marco simbólico o incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York, em 1911, onde mais de 120 trabalhadoras, a maioria imigrantes, perderam suas vidas devido às péssimas condições de trabalho e à negligência dos donos da fábrica. Esse trágico evento impulsionou a luta por melhores condições laborais e direitos das mulheres em todo o mundo.
Comentários