O carnaval chegou e, embora o clima seja de festa, quem vai comemorar em blocos de rua, festas ou viagens, não pode descuidar da saúde. As altas temperaturas, combinadas com a falta de consumo de água e excesso de bebidas alcoólicas pode se transformar em uma situação preocupante, colocando em risco a sua segurança e bem-estar.
Separamos algumas dicas para você e bom carnaval.
1. Alimente-se bem!
Curtir a folia – ou uma viagem – demanda energia, daí a necessidade de uma boa alimentação. Isso significa alimentar-se bem e com frequência, evitando período de jejum. A coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, recomenda evitar alimentos gordurosos e ultraprocessados, pois esses não fornecem a energia prolongada e a nutrição adequada necessárias para suportar a folia. O ideal é optar por verduras, grãos integrais, carne branca, peixes, legumes e frutas.
2. Capriche no consumo de água
A desidratação, motivada pela falta de líquidos e por suor excessivo, pode provocar quedas de pressão e desmaios. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, o cálculo de ingestão diária de água deve ser: 35 ml/kg. Sendo assim, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml, totalizando 2,1 litros, por dia – volume que pode ser maior em dias de calor, sob exposição ao sol e em espaços abafados.
3. Use protetor solar
Seja para passar o dia num bloco ou na praia, o protetor solar é indispensável. A maioria dos bloquinhos e lugares para pular Carnaval ocorrem em áreas descobertas. Com isso, é essencial que as pessoas apliquem protetor solar a cada três horas, inclusive em dias nublados.
4. Beba com moderação e diga não às drogas
O uso de drogas ilícitas e outros estimulantes, além do álcool, podem induzir arritmias, crises de hipertensão arterial e infarto. Quando usados simultaneamente, os efeitos podem ser ainda mais intensos, levando à morte súbita. A indicação é que se beba um copo de água para cada dose de bebida alcoólica, visto que a água ajuda a evitar os efeitos danosos do álcool no estômago, diminuindo a chance de uma ressaca no dia seguinte.
5. Evite energéticos em excesso
Ricos em cafeína e taurina, substâncias que mantêm as pessoas alerta, os energéticos podem induzir arritmias e contribuir para quadros de desidratação ou para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC) . Por reduzirem a sensação de tontura, levam o indivíduo a beber maior quantidade de álcool, aumentando os riscos.
6. Opte por roupas leves
O uso de roupas muito pesadas e quentes em ambientes abafados pode levar à desidratação e a desmaios, por quedas de pressão.
7. Repouse antes e depois de curtir a folia
Reserve tempo para descansar entre os blocos e festas. Dormir pouco pode provocar hipertensão, agitação, ansiedade e sonolência diurna. Dirigir automóveis com sonolência aumenta muito o risco de acidentes.
8. Use repelente
O Brasil – assim como outros países do mundo – está passando por um surto de dengue, por isso, é preciso se proteger. Uma das medidas para isso é usar repelente para evitar picadas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor desta e de outras doenças, como zika e chikungunya.
9- Se beber, não dirija
Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, diminui os reflexos da pessoa, fazendo com que ela não tenha plenas condições para dirigir. O ato de dirigir exige pensamento rápido e muita atenção. A lei é muito clara: não é permitido nenhum nível de concentração de álcool por litro de sangue.
10-Denuncie abusos
Caso você passe por uma situação de abuso, alguns meios oficiais podem te ajudar a fazer a denúncia. O canal de denúncia da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (Disque 100) é um serviço de proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. O Disque 180 é voltado especificamente para casos de abuso e agressão contra mulheres. E não esqueça Não é Não .
Comments