Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2023, têm até às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 7 de julho, para se inscreverem. O procedimento deve ser realizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Fies.
Para esta edição do processo seletivo, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 77.867 vagas, em 1.265 instituições privadas. O candidato pode consultar as vagas no portal Único de Acesso, por meio do botão “Consultar ofertas de vagas”. O sistema apresenta as ofertas por estado, município e instituição de ensino superior.
Critérios – podem se inscrever para o processo seletivo do Fies, o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:
tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo do Fies 2023/2;
tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;
não tenha participado do Enem na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do Exame para fins de autoavaliação; e
possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.
A obtenção de média mínima de notas no Enem e de observância ao limite de renda são apenas critérios para a inscrição no processo seletivo do Fies. A realização dos demais procedimentos depende da contratação do financiamento do Programa, obrigatoriamente, condicionados à classificação e pré-seleção do candidato, conforme previsto no Edital nº 8/2023.
Resultado – o MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 11 de julho, em chamada única, no Portal Único de Acesso.
Fies – o Fundo de Financiamento Estudantil foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo do Fundo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas aderentes ao Programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Fonte:Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Comments