
O décimo primeiro livro do fotógrafo e designer Meireles Jr. é “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão”. Lançado duplamente em 2024, a obra fez sucesso no Brasil e em Portugal.
Aberta ao público, a noite de autógrafos da segunda edição de “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão” acontece nessa próxima quarta – feira (26.02) às 19h, em evento promovido por Meireles na galeria do SESI Casarão da Indústria, na Praça João Lisboa, N. 328 no Centro Histórico de São Luis.
O livro tem a missão de contar a história e retratar a beleza e arte da arquitetura pombalina - estilo arquitetônico que surgiu em Portugal após o terremoto de 1755 que devastou Lisboa; e quando o Marques de Pombal (daí o nome) promoveu a reconstrução da cidade. Ele promoveu uma série de reformas urbanas que mudaram a cara da capital portuguesa. Sua maestria arquitetônica foi replicada em São Luís, conferindo à capital maranhense não apenas ares lusitanos, mas também o título de Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade, concedido pela UNESCO em 1997.
A obra bilíngue (português e inglês) apresenta belíssimas imagens de casarios pombalinos retratados por Meireles Jr. nas cidades de São Luís - sua terra natal - e também em viagens às cidades portuguesas de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Guimarães e Fátima. Mais que fotos, como sugere o editor André Fernandes, é uma obra rara, que “reúne joias. Daquelas que foram lapidadas, cuidadosamente, por uma retina que só os artistas da imagem possuem”.
O livro foi elogiado por estudiosos do tema nos dois países e fez tanto sucesso que sua primeira edição, esgotou- se rapidamente. E agora, atendendo a muitos pedidos, eis que chega a segunda edição do livro. Só que ainda melhor, em versão luxo e ampliada. Além de novas fotos exclusivas, a obra conta com mais textos de convidados, que vieram enriquecer ainda mais esse belo e importante trabalho de resgaste histórico.
Uma obra de arte para quem aprecia arquitetura e a arte da fotografia. Um livro que é também um objeto de desejo, pois reúne o melhor da fotografia artística de Meireles Junior e um caráter documental importante.

Agora com capa dura e um total de 133 páginas, a segunda edição ganhou contribuições textuais da engenheira Laura Sodré; do arquiteto Ronald de Almeida Silva; da educadora Isabella Rodrigues Caracas; da Pres. da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico Kátia Bogéa; do cantor e compositor Paulinho Pedra Azul e da jornalista e também fotógrafa Beatriz Deruiz. Opiniões e reflexões que se somam aos depoimentos já presentes na primeira edição, de autoria de: Camila Brasil; Anderson Lindoso; Carla Fecury; Lena Brandão; Luís Eduardo Longhi; Júlio Moreira Gomes Filho; José Viegas, do Prefeito de São Luís Eduardo Braide e do Vice – Governador do Maranhão Felipe Camarão.
A curadoria e apoio técnico é dos professores Dra. Ingrid Gomes Braga e Dra. Margareth Gomes de Figueiredo (UEMA); Ma. Tayana Campos Figueiredo (UNDB) e Dr. Márcio Augusto Roma Buzar; o que garante à obra um apurado e aprofundado estudo técnico sobre a arquitetura pombalina, na visão desses especialistas.
“Conseguimos reeditar e ainda ampliar esse trabalho graças ao patrocínio das empresas Gomes Sodré Engenharia e do Grupo Potiguar, nossos patrocinadores masters; além de contar com o apoio institucional de mais vinte empresas que apostam em nosso trabalho. Mais que marcas parceiras, essas empresas são visionárias, por nos ajudarem a prestar esse grande serviço à memória e à história arquitetônica do Maranhão e de Portugal. Como disse na primeira edição, esse livro é um convite a visitar o passado para entender o presente e repensar o futuro” frisou o autor.

Com essa nova edição, Meireles Junior não apenas eterniza a riqueza da arquitetura pombalina, mas também convida os leitores a uma reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural de São Luís e de Portugal.
O evento no SESI Casarão da Indústria é uma oportunidade para o público conhecer de perto essa obra que une arte, história e memória. E vai contar com surpresas artísticas, com a proposta de ser um sarau cultural, como sempre são os eventos de Meireles Jr.
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA POMBALINA
A Arquitetura Pombalina representa uma das maiores contribuições da cultura portuguesa para a arquitetura mundial. É um estilo que combina elementos do barroco, do rococó e do neoclássico, criando uma linguagem visual única e muito interessante.
As principais características da Arquitetura Pombalina são a simetria, a sobriedade e a funcionalidade. Os edifícios pombalinos são geralmente construídos em pedra ou tijolo, com fachadas lisas e poucos adornos. As janelas são retangulares e as portas são geralmente em arco. Os edifícios eram de alvenaria, com paredes grossas e resistentes, que visavam garantir a segurança e estabilidade das construções.
Tudo isso e muito mais pode ser descoberto e apreciado em casarios presentes em algumas ruas da capital maranhense. Ou ainda, nas cidades portuguesas visitadas por Meireles Junior, que eternizou em cliques toda a magistral arquitetura de uma época marcada pelo poder da arte e da superação humana, em resposta a uma grande catástrofe.
Fonte: Intermidia
Comments