top of page
Buscar
Foto do escritorPra Começo de Conversa

Ministério ofereceu assistência a mais de 80 municípios maranheses durante Caravana Federativa

José Martinho dos Santos Barros, prefeito de Cantanhede (MA), foi um dos cerca de 180 representantes dos executivos municipais atendidos na quinta edição da Caravana Federativa, realizada em São Luís, no Maranhão. O evento ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais. O objetivo foi atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso aos diversos serviços oferecidos pela União.


Ao término de seu atendimento, Barros contou que a caravana foi uma oportunidade de encurtar distâncias entre governos municipais e o federal. “Aquilo que a gente não tinha conhecimento, estamos tendo agora. E quem tem a ganhar com isso são as pessoas que mais precisam, é o município. Aqui, nós trouxemos duas demandas de obras inacabadas que precisamos destravar: um posto de saúde e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps)”, afirmou o prefeito.


Já o prefeito de Vitória do Mearim (MA), Raimundo Nonato Everton Silva, foi atrás de sanar pendências de seu município relacionadas a ambulâncias do Samu. “Nossa demanda já está em fase praticamente concluída, mas estamos aqui buscando cada vez mais melhorias na área da saúde. Este evento é inédito e agradeço muito ao Ministério da Saúde e aos outros ministérios por essa oportunidade”.


Outro entusiasmado com o atendimento da caravana foi o superintendente estadual do ministério no estado, Glinoel Garreto. “Quando as prefeituras e os secretários vêm a São Luís para serem atendidos e o problema é solucionado, isso quer dizer que a saúde chega mais rápido ao cidadão”, pontuou. “Por exemplo, aquela obra de unidade básica de saúde (UBS) que estava parada há dois ou três anos e o prefeito vem aqui e consegue regularizar a situação”, disse.


Foram realizados pela Saúde ao menos 225 atendimentos a 88 municípios. As principais demandas apresentadas pelos gestores envolvem emendas parlamentares, investimentos nas cidades por meio do Programa Brasil Sorridente, aquisição de ambulâncias do SAMU 192 e ajuste no Teto Média e Alta Complexidade (MAC).


Atendimentos gerais


De acordo com o Governo do Maranhão, mais de 2,6 mil atendimentos foram feitos em todos os espaços por 350 funcionários de 40 órgãos federais e cerca de 180 representantes de prefeituras, o que corresponde a 82% dos 217 municípios maranhenses.


Este foi o público presente:


178 prefeituras representadas;

21 vice-prefeitos e vice-prefeitas;

3 deputados e deputadas federais;

22 deputados e deputadas estaduais;

411 secretários e secretárias de estado.


Além do Maranhão, a Caravana Federativa já visitou outros quatro estados brasileiros: Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins.


Fonte: Ministério da Saúde

21 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page