top of page

Ministra Cármen Lúcia defende mais espaço para mulheres na política durante seminário na Alema

  • Foto do escritor: Pra Começo de Conversa
    Pra Começo de Conversa
  • 3 de nov.
  • 2 min de leitura

ree

A Assembleia Legislativa do Maranhão sediou, nesta segunda-feira (3), no auditório Fernando Falcão, a segunda edição do seminário “Mais Mulheres na Política”, que teve como ponto alto a palestra magna da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. O evento contou também com a presença da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB).


Além da ministra Cármen Lúcia e da presidente Iracema Vale, participaram o governador Carlos Brandão, a senadora Eliziane Gama (PSD), deputados estaduais, prefeitos, vereadoras, representantes de movimentos feministas e lideranças políticas municipais.


A iniciativa integra a mobilização nacional promovida pelo TSE, articulada pela bancada feminina da Câmara e do Senado Federal. No Maranhão, foi organizada pela “Frente Maranhense Mais Mulheres na Política” e pela senadora Eliziane Gama, fortalecendo o debate sobre a ampliação da participação feminina nos espaços de poder e o enfrentamento à violência política de gênero.



ree

Palestra de destaque


Com o tema “Vozes Femininas pela Democracia”, a ministra Cármen Lúcia reforçou que, embora as mulheres representem a maioria da população brasileira, seguem sub-representadas nas instituições legislativas.


“A luta de cada uma é um testemunho permanente que nos faz aprender a cada dia mais sobre o que precisamos fazer para estarmos juntas e, com toda a sociedade brasileira, construir um Brasil muito melhor para todas as pessoas”, afirmou a ministra que também destacou a luta das mulheres ao longo de décadas por espaço em vários aspectos da sua vida. A ministra também falou sobre o crescente número de feminicídio e a importância de uma luta conjunta em prol da vida, do respeito e de uma sociedade justa.


Representatividade e compromisso


Durante o evento, a presidente Iracema Vale ressaltou que a presença feminina na política precisa ser estimulada e garantida.


“A política é um espaço que todas nós temos o direito de ocupar e devemos fazê-lo, porque quando a mulher entra para a política ela traz um olhar diferente para as causas, principalmente daqueles que mais precisam”, declarou Iracema.


O governador Carlos Brandão destacou a atuação de mulheres na sociedade e em seu governo, mas frisou que ainda há muito a ser conquistado. “Eu sou defensor e entusiasta dessa causa. As mulheres, infelizmente, ainda ocupam pouco espaço tanto nas câmaras de vereadores, quanto na Assembleia Legislativa e no Judiciário. Portanto, a gente tem que incentivar essa participação. No nosso governo, por exemplo, tem mais de 20 mulheres que são secretárias e não só por serem mulheres, mas por serem preparadas” salientou o governador.


O seminário teve programação ao longo de todo o dia, com painéis temáticos, debates e rodas de diálogo sobre eleições, institucionalidade e estratégias para fortalecer a representatividade das mulheres na próxima década.

 
 
 

Comentários


©2022 por Pra Começo de Conversa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page