top of page
Buscar
Foto do escritorPra Começo de Conversa

Presidente publica decreto que prevê provas de concurso simultâneas em todos os estados


Uma medida que prevê provas de concurso simultâneas em todos os estados e no Distrito Federal, padroniza procedimentos de aplicação das provas e promove a igualdade de oportunidade de acesso ao serviço público. Esses são alguns dos conceitos do Decreto nº 11.722, publicado nesta sexta-feira, 29 de setembro, no Diário Oficial da União. O texto trata do Concurso Público Nacional Unificado.

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo de realização conjunta de seleções para cargos públicos do Governo Federal, das autarquias e das fundações. O conceito é realizar provas simultâneas em todos os estados e no Distrito Federal, num conjunto de cerca de 180 municípios.

Os objetivos são padronizar procedimentos de aplicação das provas e aprimorar métodos de seleção de servidores públicos, com a intenção de promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos.

Por meio do decreto, o governo também pretende priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas.

A adesão ao Concurso Público Nacional Unificado será mediante assinatura de termo entre o órgão ou a entidade interessada e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e poderá abranger todos os concursos autorizados para o órgão ou a entidade aderente.

COMISSÃO E COMITÊ – O decreto também instituiu como órgãos de governança do Concurso Público Nacional Unificado a Comissão de Governança e o Comitê Consultivo e Deliberativo. A comissão será composta por um representante de do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Advocacia-Geral da União; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Ela tem como competências estabelecer diretrizes e regras gerais para a realização do Concurso Público Nacional Unificado, estabelecer prazos e metas para a implementação e uniformizar entendimentos a respeito do certame, mediante provocação do Comitê Consultivo e Deliberativo.


Fonte: site Planalto

56 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page