O relator da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), senador Weverton (PDT-MA), afirmou nesta terça-feira (28), durante entrevista coletiva, que o atual ministro da Justiça deve obter aprovação no Senado, estimando mais de 50 votos no Plenário, onde são necessários 41 apoios para garantir a aprovação. Weverton revelou que já se encontrou com o ministro e está trabalhando para apresentar suas credenciais aos senadores, destacando o diálogo com todos os 81 parlamentares.
Questionado sobre resistências, Weverton mencionou seu esforço em apresentar as qualificações de Dino aos que ainda não definiram seus votos. O senador destacou ser comum o encontros entre indicados e antes da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O relator expressou confiança na aprovação, prevendo pelo menos 50 votos favoráveis, podendo chegar a 58 ou 62. Ele ressaltou que, apesar de alguns senadores não votarem a favor, é importante o diálogo. O senador antecipou seu apoio público a Dino, que, além de sua atuação como juiz federal, tem uma carreira diversificada nos três Poderes, conforme destacou Weverton.
O senador apontou a ausência de controvérsias durante os 12 anos de Dino como juiz federal e enfatizou que o indicado não utilizou sua posição para promoção política. Weverton finalizou destacando o orgulho do Maranhão pela indicação e a felicidade por ter um representante da região no STF.
Redação: pra começo de conversa
Commentaires