O dia 12 de junho, dia mundial e nacional contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
Em Timon, a campanha iniciou no dia 05 de junho e, na manhã desta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu uma ação com a comunidade escolar. A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da equipe da escola municipal Luís Miguel Budaruíche. Os alunos do 6º ano apresentaram o Jornal Catavento, onde dúvidas e perguntas da plateia foram respondidas sobre o tema da campanha.
Inscrito através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Timon, o Projeto “Criança não tem trabalho não”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), foi selecionado pelo Edital de Apoio aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) – Itaú Social 2022.
“Todos os esforços somados culminam em campanhas efetivas. A prefeita Dinair é firme no propósito de divulgação dessas campanhas e no trabalho desenvolvido dentro do município através das equipes”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.
“Nós comemoramos cada vez mais os avanços que a educação vem alcançando no município. Mas no Brasil ainda existe mais de 2 milhões de crianças que estão fora da escola, trabalhando em algum lugar, e queremos reforçar que nada vale trocar a cadeira da escola por qualquer outro lugar”, ressalta Raul Mendes, diretor da escola municipal Luís Miguel Budaruíche.
Em março deste ano, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Maranhão (SEDES) premiou cidades maranhenses com o Selo Município sem Trabalho Infantil e Trabalho Escravo, e Timon garantiu o 3º lugar no ranking.
Fonte: ascom prefeitura de Timon
Kommentare