A pesquisa Exata/Imparcial divulgada nesta segunda-feira confirma que haverá segundo turno no Maranhão entre o governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha. Empatados tecnicamente, Brandão e Weverton tem, juntos, mais de 60% dos votos.
De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, Brandão teria 34% das intenções de voto e Weverton 30%, Lahesio pontua em terceiro com 16% e Edivaldo Jr aparece com 8% na quarta colocação. Joás e Simplício pontuam 1% e os demais candidatos tiveram menos de 1% de intenções de votos.
Os candidatos mais rejeitados pelos eleitores, segundo a pesquisa, são Edivaldo Jr e Carlos Brandão, ambos com 22%. Lahesio aparece em terceiro com 17% e Weverton em quarto lugar com 16%. Franckle Costa tem 15%, Enilton Rodrigues com 11%, Hertz Dias com 9%, Professor Joás Moraes tem 6%. Não votariam em nenhum candidato 24% dos eleitores.
Para o Senado, a pesquisa mostra que Flávio Dino aparece com 57%, Roberto Rocha com 23%, Pastor Ivo Nogueira com 5%, Antônia Cariongo tem 2% e Saulo Arcangeli com 1%.
A pesquisa ouviu 1436 eleitores em 46 municípios entre os dias 06 e 10 de setembro de 2022 e está registrada no TSE sob o número 0511/2022.
No horário eleitoral, Carlos Brandão tem se valido da popularidade do ex-governador Flávio Dino e do ex-presidente Lula para tentar alavancar a sua candidatura, o que parece não ter tido muito efeito. Brandão tem feito caminhadas nos municípios e tem se mostrado um candidato com menos apelo popular, se valendo da força da máquina estadual e da cooptação de prefeitos que dependem de recursos estaduais para tocar as administrações municipais.
Já Weverton Rocha, que é senador licenciado, tem caído em campo e visitado pessoalmente a maioria possível de municípios, o que mostra o crescimento de sua candidatura frente a do governador.
Comments