Alema concede Medalha “Manuel Beckman” a personalidades caxienses e reconhece manifestações culturais do município
- Pra Começo de Conversa

- 15 de ago.
- 2 min de leitura

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na quinta-feira (14), no plenário Nagib Haickel, sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ a personalidades caxienses de destaque: o empresário Apolônio Alencar, o comerciante José Armando Oliveira e a enfermeira Maria Celeste Barbosa de Sousa. A cerimônia também prestou homenagens à Academia Caxiense de Letras e às tradicionais procissões do Fogaréu e do Mastro de São Sebastião, reconhecidas como patrimônio cultural e imaterial do Maranhão.
A iniciativa partiu do deputado Adelmo Soares (PSB), que integra a bancada da região de Caxias, na Alema. Prestigiaram também o evento a presidente da Assembleia, Iracema Vale (PSB), os deputados Arnaldo Melo (PP), Wellington do Curso (Novo) e Daniella (PSB).
A Medalha “Manuel Beckman” é a mais alta honraria concedida pelo Parlamento estadual, destinada a cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao Maranhão. O ato solene foi comandado inicialmente pela presidente da Casa, seguida dos deputados Adelmo Soares e Daniella.
Além da presidente da Alema, deputada Iracema Vale, compuseram a mesa de honra o deputado Adelmo Soares; o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil; o senador Weverton Rocha (PDT); a deputada federal Amanda Gentil (PP); a ex-deputada estadual Cleide Coutinho e os homenageados.
A presidente da Assembleia abriu a cerimônia saudando as personalidades agraciadas com a comenda e passou o comando dos trabalhos ao deputado Adelmo Soares. “É uma honra participar da abertura desta sessão solene. A Casa se sente honrada em prestar essas homenagens. Sintam-se à vontade nesta Casa que é de vocês”, afirmou Iracema Vale.
Reconhecimento
Os deputados Adelmo Soares, Daniella, Wellington do Curso e Arnaldo Melo pronunciaram-se ressaltando a contribuição dos homenageados para o desenvolvimento do Maranhão e, ao mesmo tempo, enaltecendo o papel da Academia de Letras Caxiense e das tradicionais manifestações culturais do município, como as procissões do Fogaréu e do Mastro de São Sebastião, para o engrandecimento e valorização da cultura maranhense.
“Essa é uma justa homenagem. Nosso sentimento é de gratidão pela contribuição desses ilustres caxienses ao Maranhão. Caxias está feliz! Viva a cultura maranhense! Viva Caxias”, afirmou Soares.
Em suas falas, José Armando de Oliveira, Maria Celeste Barbosa de Sousa, Apolônio Alencar, o jornalista Raimundo Borges, representando a Academia Caxiense de Letras; e os representantes das manifestações culturais agradeceram, emocionados, o reconhecimento da Assembleia Legislativa.
“Cheguei a Caxias para constituir família e criar bens. Recebo essa homenagem em nome de toda a gente caxiense. Agradeço a Assembleia Legislativa pelo reconhecimento e, em particular, o meu amigo deputado Adelmo Soares”, disse Apolònio Alencar.








Comentários