Uma série de informações contraditórias e muito nervosismo. Esse foi o perfil apresentado pelo candidato Alan da Marissol no debate realizado pela TV Mirante com os candidatos a prefeito de Balsas, na noite de sábado (28). Por outro lado, o candidato Celso Henrique, que lidera as pesquisas, mostrou-se calmo e seguro, respondendo às perguntas com tranquilidade. O terceiro colocado nas pesquisas, professor Francisco Cunha, manteve uma postura de concordância com as propostas dos candidatos, acrescentando, aqui e ali, algumas observações.
Um dos principais pontos do debate foram os momentos em que o candidato Celso Henrique, atual vice-prefeito de Balsas, no cargo a 8 anos ao lado do prefeito Erik Silva , desmentiu o candidato Alan da Marissol em questões relacionadas à educação, saúde, segurança e infraestrutura, entre outras.
Na questão da educação e juventude, o candidato Alan da Marissol afirmou que traria para Balsas universidades públicas e privadas, ao que o candidato Celso retrucou que essas já existem no município.
“O candidato parece não conhecer a cidade em que vive, pois nós temos aqui a UEMA, UFMA, IEMA e o IFMA, este aqui próximo em Mangabeiras. Também contamos com várias universidades particulares. Novamente, o candidato demonstra total desconhecimento na área da educação”, disse Celso Henrique.
Ainda na educação, outro ponto em que o candidato Alan da Marissol foi desmentido ocorreu quando ele afirmou que a escola municipal do Porto do Izidoro não era climatizada e não tinha banheiro. Além de ser desmentido pelo candidato Celso Henrique, a declaração de Alan provocou uma série de desmentidos nas redes sociais, com pessoas postando fotos da escola em que aparecem o banheiro, ar-condicionado e outras instalações.
Outra questão desmentida pelo candidato Celso Henrique foi na área da saúde, quando o candidato Alan da Marissol afirmou que o município não realizava cirurgias ortopédicas e bucomaxilofaciais. Ele também disse que faria projetos que já estão em andamento na cidade. Celso Henrique esclareceu que as cirurgias e especialidades mencionadas são realizadas no HBU e explicou que o PAI (Pronto Atendimento Infantil), que Alan disse que construiria, já é uma realidade com inauguração prevista pare este ano.
Ao final do debate, ficou clara a diferença entre os candidatos. Enquanto um demonstrou conhecimento da máquina administrativa, estando há oito anos como vice-prefeito e à frente das mais importantes secretarias, como Educação e Infraestrutura, o outro se limitou a discursos vazios e sem conteúdo. Agora, resta esperar os resultados das urnas, lembrando que faltam apenas 7 dias para as eleições.
Comments