top of page

Com a presença dos secretários Orleans Brandão e Abigail Cunha, nova Casa da Mulher Maranhense é inaugurada em Barra do Corda

  • Foto do escritor: Pra Começo de Conversa
    Pra Começo de Conversa
  • 8 de jul.
  • 2 min de leitura

ree

O Maranhão segue avançando no enfrentamento à violência contra a mulher com a inauguração da quarta unidade da Casa da Mulher Maranhense. O novo equipamento foi entregue na segunda-feira (7), em Barra do Corda, pelo Governo do Estado, representado pela secretária da Mulher, Abigail Cunha, e pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito Rigo Teles, do secretário estadual de Planejamento, Vinícius Ferro, além de prefeitos e lideranças da região.


A Casa da Mulher Maranhense é um espaço estruturado para garantir atendimento ágil, humanizado e completo às mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência. Com o novo espaço, já são quatro unidades em funcionamento no estado – um passo importante rumo à meta de levar o equipamento a todas as 18 regionais do Maranhão.


“O Maranhão não tolera a violência contra a mulher. A Casa da Mulher de Barra do Corda mostra o compromisso do Governo com a vida e a dignidade das mulheres. Aqui, elas terão acolhimento, escuta qualificada, apoio psicológico, jurídico e social para reconstruírem suas vidas”, afirmou a secretária Abigail Cunha.


Orleans Brandão ressaltou que a iniciativa é resultado da união de esforços com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e as prefeituras municipais. “Essa é mais uma demonstração de como o trabalho articulado pode mudar realidades. Só tínhamos uma Casa da Mulher em São Luís, agora já são quatro, e vamos seguir expandindo”, disse. Ele também destacou o papel da secretária Abigail Cunha como protagonista na expansão dessa política pública.


Durante o evento, o secretário também parabenizou os prefeitos Rigo Teles (Barra do Corda) e Gilson Guerreiro (Grajaú), e destacou outras ações que estão beneficiando a cidade. “Barra do Corda já recebeu pavimentação, perfuração de poços, reformas em escolas e no hospital. Agora, além da Casa da Mulher, teremos a reforma da UPA, a instalação de um grande Centro de Hemodiálise e mais 10 km de asfalto, somando aos 40 km já realizados”, anunciou.


Atendimento -A Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda está localizada em ponto estratégico e oferece atendimento integrado por meio da presença de diversos órgãos: Vara de Violência Doméstica (com sala de audiência e gabinete para juiz ou juíza), Ministério Público (com promotoria especializada), Defensoria Pública, Delegacia Especializada da Mulher, Patrulha Maria da Penha, alojamento de passagem e suporte psicossocial.


A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Secretaria de Governo (Segov), e integra a política pública de proteção e acolhimento às mulheres, promovendo resposta rápida, apoio emocional e acesso à justiça.


O compromisso do governo estadual é interiorizar as políticas públicas e garantir que todas as mulheres, em qualquer parte do Maranhão, tenham acesso à proteção e ao respeito que merecem.

 
 
 

Comentários


©2022 por Pra Começo de Conversa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page