top of page

Governo realiza ação do Junho Vermelho e reforça importância da doação de sangue no Hospital Dr. Carlos Macieira

  • Foto do escritor: Pra Começo de Conversa
    Pra Começo de Conversa
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (23), uma ação alusiva à campanha Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização e ao incentivo à doação de sangue, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís.

 

A atividade foi voltada para profissionais de saúde e organizada pela Agência Transfusional e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o processo de doação e sensibilizar os participantes sobre a importância da manutenção dos estoques de sangue.

 

Durante a programação, o coordenador da Agência Transfusional do Hospital Dr. Carlos Macieira, Pedro Pinheiro, explicou o percurso das bolsas de sangue após a doação. Ele destacou a relevância da doação regular para garantir o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.

 

 “Quando a bolsa é coletada, ela ainda não está pronta para ser utilizada em uma transfusão. Explicamos todo esse ciclo, desde a doação até a separação dos hemocomponentes e a destinação adequada de cada um deles. Como o hospital realiza muitas cirurgias que necessitam de reserva de sangue e atende pacientes internados que precisam de transfusões, é muito importante incentivar a doação regular. Ainda existe uma demanda muito grande por transfusões e uma quantidade menor de doações”, afirmou.

 

Para a coordenadora da UTI Geral 1 do HCM, Mirella Arouche, a ação foi uma oportunidade de fortalecer o engajamento dos profissionais de saúde em torno da causa.

 

“A ação reforçou a importância do papel da liderança do Hospital Dr. Carlos Macieira na mobilização de profissionais, pacientes, familiares e comunidade para um gesto simples que salva vidas, que é a doação de sangue”, destacou.

 

Durante a programação também foram abordadas práticas essenciais como a correta identificação do paciente, a conferência rigorosa dos dados da bolsa de sangue, a dupla checagem pela equipe assistencial, o registro adequado das informações e o monitoramento de possíveis reações transfusionais.

 

A enfermeira da Agência Transfusional, Katiane Batista, ressaltou a importância do ato transfusional, procedimento fundamental para garantir a segurança do paciente durante todas as etapas da transfusão sanguínea. “A adesão aos protocolos transfusionais fortalece a qualidade da assistência, reduz riscos e contribui diretamente para a segurança do paciente e para a excelência do cuidado prestado.”

 

O Hospital Dr. Carlos Macieira integra a rede de alta de complexidade da SES e é gerenciado pelo Instituto Acqua.


Fonte: Secom/MA

 
 
 

Comentários


©2022 por Pra Começo de Conversa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page