Manifestações contra a anistia mobilizam todo o país; São Luís registra grande ato popular
- Pra Começo de Conversa

- 22 de set.
- 1 min de leitura

Milhares de pessoas ocuparam ruas e praças neste domingo (21) em todos os estados e no Distrito Federal em protesto contra o chamado “PL da Anistia”, que prevê o perdão aos golpistas do 8 de janeiro, incluindo lideranças acusadas de participar da tentativa de golpe de Estado. A manisfestar também disse um sonoro Não para a PEC da Blindagem. Os atos, considerados os maiores da esquerda nos últimos anos, também levantaram bandeiras populares, como a redução da jornada de trabalho e a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil.
Convocadas por movimentos progressistas, artistas e centrais sindicais, as mobilizações aconteceram em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém, Manaus, Recife, Porto Alegre e em diversas cidades do interior. Também houve manifestações no exterior, em Lisboa, Berlim, Londres e Paris.
Em São Luís, a mobilização reuniu milhares de pessoas no coração da cidade, na praça João Lisboa. Com faixas e cartazes, os manifestantes seguiram por ruas do Centro Histórico entoando palavras de ordem como “sem anistia para fascistas” e pedindo punição exemplar aos envolvidos nos atos antidemocráticos de janeiro de 2023. Lideranças políticas, sindicais e representantes de movimentos sociais destacaram a importância da mobilização popular para barrar retrocessos e defender a democracia.
De norte a sul do Brasil, o recado foi unificado: os manifestantes exigem que os responsáveis pela tentativa de golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro( já julgado), sejam julgados e punidos conforme a lei.








Comentários