O veto de Lula e a obrigação do Congresso de respeitar a democracia
- Pra Começo de Conversa

- 30 de set. de 2025
- 1 min de leitura

Por Washinton Luiz Oliveira
O presidente Lula tomou a decisão correta ao vetar o trecho aprovado pelo Congresso que alterava a Lei da Ficha Limpa. Essa tentativa de reduzir o período de inelegibilidade de políticos cassados é mais uma manobra que nada tem a ver com os interesses do povo e tudo a ver com a autoproteção de uma classe política que insiste em se blindar.
Depois de serem derrotados pelo povo em relação à PEC da blindagem, parte do Congresso, infectado por parlamentares que atuam em causa própria, segue tentando mudar regras para facilitar o retorno de quem já foi condenado por crimes eleitorais. É inaceitável que, em vez de legislar em favor da educação, da saúde, da geração de empregos e da melhoria da vida dos brasileiros, estejam mais preocupados em abrir brechas para salvar a própria pele.
Nosso compromisso é com a democracia e com o fortalecimento da política como instrumento de transformação social. Precisamos estar vigilantes e mobilizados para impedir retrocessos que favorecem apenas quem já demonstrou desprezo pelas regras e pelo povo. A Lei da Ficha Limpa é uma conquista da sociedade brasileira e não pode ser enfraquecida para atender interesses mesquinhos.
Mais uma vez, esperamos que o Congresso ouça a voz do povo, volte-se para os interesses da sociedade e tome a postura correta de manter esse veto. Mas é preciso ir além: só mudaremos de fato esse cenário se também mudarmos a composição do Congresso. Por isso, nas próximas eleições, cabe a nós eleger políticos comprometidos com a democracia e com os interesses do povo brasileiro.

.jpg)







Comentários