top of page

Pesquisa Inop aponta disputa acirrada pelo governo do Maranhão e fortalece nomes de Braide e Orleans Brandão

  • Foto do escritor: Pra Começo de Conversa
    Pra Começo de Conversa
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

ree

A corrida pelo comando do Palácio dos Leões começa a ganhar contornos mais definidos, e os números divulgados na segunda-feira(11) pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop) acendem o alerta nos bastidores políticos do Maranhão. Encomendado pelo Portal Imirante, o levantamento ouviu 2,4 mil eleitores em 54 municípios e aponta um cenário de equilíbrio entre dois nomes que simbolizam forças políticas distintas no estado: o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB).


Na pesquisa estimulada, Braide aparece com 33,89% das intenções de voto, seguido de perto por Orleans Brandão, com 30,17%. A diferença está dentro da margem de erro, configurando empate técnico. Em seguida, surgem Lahésio Bonfim (Novo), com 15,23%, e o vice-governador Felipe Camarão (PT), com 9,33%.


Quando Felipe Camarão é retirado do cenário, Braide sobe para 37,82% e Orleans para 32,47%, enquanto Lahésio registra 16,65%. Em uma simulação de segundo turno direto entre Orleans e Lahésio, o emedebista abriria vantagem (43,6% contra 28,16%). Já no confronto entre Braide e Orleans, o prefeito teria 45,77% contra 34,81% do secretário.


O dado que chama atenção no campo político é a expectativa de vitória: independentemente da intenção de voto, Orleans lidera com 29,79% dos entrevistados acreditando que ele será o próximo governador, enquanto 27,78% apontam Braide. Essa percepção revela que, mesmo atrás numericamente, o emedebista carrega um potencial de crescimento, amparado pelo seu grupo político.


Força na capital


O domínio de Eduardo Braide em São Luís é incontestável. Na capital, ele chega a 58,9% das intenções de voto contra 17,8% de Orleans, 9,02% de Felipe Camarão e 5,61% de Lahésio Bonfim. Num cenário apenas com Braide, Orleans e Lahésio, o prefeito amplia ainda mais sua vantagem: 61,95% contra 20,98% e 6,1%, respectivamente.


O cenário traçado pelo Inop deixa claro que a eleição de 2026 no Maranhão caminha para um embate direto entre Orleans Brandão e Eduardo Braide. Os próximos meses serão decisivos para definir quem conseguirá avançar sobre o eleitorado do Estado.

 
 
 

Comentários


©2022 por Pra Começo de Conversa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page