Pesquisa INOP confirma Orleans Brandão na dianteira e consolida cenário para 2026 no Maranhão
- Pra Começo de Conversa
- há 5 horas
- 1 min de leitura

Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Opinião Pública Previsão (INOP) e divulgada pelo portal Imirante.com nesta quinta-feira (25), coloca o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), como o nome a ser batido na disputa pelo Palácio dos Leões.
No cenário estimulado, Orleans lidera com 35,68% das intenções de voto, mostrando força e capacidade de articulação política em todo o estado. Em seguida aparece o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 33,04%, mantendo o mesmo patamar de levantamentos anteriores e evidenciando uma estagnação no seu desempenho.
O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), aparece com 13,90%, e o vice-governador Felipe Camarão (PT) registra 8,79%, sinalizando que a polarização principal, neste momento, está concentrada entre Orleans e Braide.
Ainda segundo o levantamento, caso Braide não confirme sua candidatura – uma indefinição que segue alimentando especulações políticas –, Orleans amplia sua vantagem e alcança 44,08% das intenções de voto, consolidando-se como o favorito na disputa.
Na chamada “expectativa de vitória”, indicador que mede a percepção do eleitorado sobre quem será eleito, Orleans também desponta: 40,03% dos entrevistados acreditam que ele será o próximo governador, contra 28,04% que apontam Braide, 8,29% Lahesio e 6,19% Camarão.
Metodologia
A pesquisa ouviu 2.618 eleitores em 54 cidades maranhenses, incluindo a capital, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, entre os dias 15 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Comentários