Pesquisa Luneta: Eduardo Braide lidera corrida pelo Governo do Maranhão
- Pra Começo de Conversa
- há 2 minutos
- 2 min de leitura

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Luneta e divulgada nesta quinta-feira (22) pelo blog Marrapá revela cenários para as eleições de 2026 no Maranhão, destacando as intenções de voto para os cargos de governador e senador.
Governo do Estado
No cenário estimulado para o Governo do Maranhão, o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), lidera com 30,78% das intenções de voto. O vice-governador Felipe Camarão (PT) aparece em segundo lugar com 14,01%, seguido de perto por Lahésio Bonfim (PSC), que registra 13,91%. O ex-senador Roberto Rocha (sem partido) tem 7,41%, enquanto Orleans Brandão (MDB), sobrinho do atual governador Carlos Brandão, pontua com 3,4%. Eleitores que não votariam em nenhum dos nomes somam 5,36%, e 25,13% disseram não saber em quem votar ou não responderam.
A liderança de Eduardo Braide na corrida pelo governo estadual reflete sua visibilidade como prefeito da capital e sua estratégia de se posicionar como alternativa ao grupo político atualmente no poder. A presença significativa de Felipe Camarão e Lahésio Bonfim indica que a disputa está longe de ser definida, especialmente considerando o alto percentual de eleitores indecisos ou que não responderam.
Senado
Na corrida pelas duas vagas ao Senado, o senador Weverton Rocha (PDT) lidera com 25,88% das intenções de voto. O governador Carlos Brandão (PSB) aparece em segundo lugar, com 21,37%. Em seguida, estão os deputados federais André Fufuca (PP), com 15,67%, e Eliziane Gama (PSD), com 13,42%. Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) completa a lista dos principais nomes, com 9,36% .
A disputa para o Senado, aponta para uma eleição aberta, onde fatores como alianças políticas, desempenho nas campanhas e apoio partidário serão decisivos.
Com as eleições ainda distantes, os próximos meses serão decisivos para os pré-candidatos fortalecerem suas bases e conquistarem o eleitorado.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 48 municípios entre os dias 5 e 13 de maio de 2025. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. .
Коментарі