Segurança pública de Timon avança com investimentos, tecnologia e integração entre forças
- Pra Começo de Conversa

- há 3 horas
- 2 min de leitura

A segurança pública em Timon vem ganhando novos contornos com reforços estratégicos, tecnologia de monitoramento e valorização dos profissionais que atuam diariamente na proteção da população. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SEMSPC), tem ampliado investimentos em equipamentos, capacitações e ações de inteligência que colocam o município em um novo patamar de vigilância, prevenção e resposta às ocorrências.
A Guarda Civil Municipal tem desempenhado papel central nesse processo, com presença constante nas ruas e integração direta com a Polícia Militar e a Polícia Civil, fortalecendo o combate à criminalidade e à violência. As Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) têm se destacado em intervenções de diferentes naturezas, incluindo casos de violência doméstica contra a mulher.
“Estamos construindo uma nova cultura de segurança em Timon. Investimento, tecnologia, capacitação e integração. Nosso objetivo é claro: proteger vidas, fortalecer o trabalho das nossas forças e fazer de Timon uma cidade cada vez mais segura, humana e preparada para o futuro”, destacou o prefeito Rafael Brito.
Entre as melhorias implementadas está a aquisição de quatro drones, que ampliaram a capacidade de monitoramento aéreo e precisão operacional. Além disso, a cidade receberá 210 novas câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos, reforçando o trabalho do Centro Operacional da GCM.
De janeiro a setembro de 2025, foram registradas 465 ocorrências com boletim oficial, com resultados expressivos: 89 veículos roubados recuperados, 50 celulares apreendidos, 22 armas de fogo tiradas de circulação e 95 conduções à Central de Flagrantes. A Guarda também prestou 156 apoios operacionais a órgãos públicos e entidades sociais. O avanço nas ações e registros já apresenta aumento médio superior a 100% em relação ao ano todo de 2024.
Outro avanço importante foi a reativação do GAPE – Grupamento de Apoio e Proteção Escolar, reforçando a segurança nas unidades de ensino e atuando na proteção de alunos, professores e comunidades escolares. Os agentes também vêm passando por capacitações atualizadas, incluindo curso de Inteligência Artificial aplicada às atividades de Inteligência, oferecido pela SSP-MA, e formação de piloto de aeronave remotamente pilotada.
A Secretaria de Segurança tem atuado baseada em três pilares fundamentais: Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Procon, integrando proteção, prevenção e cidadania. A reativação do Conselho Municipal de Segurança reforça essa política permanente, participativa e moderna.








Comentários