Senador Weverton participa da abertura do Seminário sobre desafios do Transporte Ferroviário
- Pra Começo de Conversa
- há 17 horas
- 2 min de leitura

O senador Weverton (PDT-MA) participou nesta terça-feira (5), em Brasília, do seminário “Desafios do Transporte Ferroviário e Competitividade do Setor Produtivo”, realizado no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O evento reúne representantes do setor produtivo, especialistas em infraestrutura e autoridades públicas para discutir entraves logísticos e soluções para ampliar a eficiência do transporte ferroviário no Brasil.
“Todo o setor produtivo do Brasil tem muito interesse nessa pauta. Precisamos priorizar o setor ferroviário. Temos que pensar, principalmente, naquelas pessoas lá da ponta, que precisam pagar fretes para transportar matérias-primas”, afirmou o parlamentar.
Entre os temas abordados no encontro estão o alto custo do frete, a necessidade de investimentos na manutenção da malha ferroviária e a importância da regulação para estimular a concorrência no setor. A proposta é apresentar soluções que beneficiem o setor produtivo, que demanda um sistema logístico mais eficiente para garantir competitividade no mercado internacional e agregar valor à produção nacional.
“O Brasil tem tudo para ser um celeiro de grandes oportunidades e desenvolvimento. Temos que trabalhar para transformar a malha ferroviária do nosso país”, ressaltou Weverton.
Promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), em colaboração com a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra) e a CNA, o seminário também abordará alternativas para modernizar o marco legal do setor, além de discutir estratégias para ampliar a previsibilidade regulatória.
O evento é patrocinado por importantes entidades do agronegócio, incluindo a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e a Usuport.
Comments