O senador Weverton Rocha (PDT-MA) recebeu, na segunda-feira, (26) representantes de entidades de movimentos sociais e representantes da sociedade civil dos municípios de Anajatuba, Santa Rita e Itapecuru. Os representantes levaram ao senador a sua preocupação quanto à implantação de projetos de carcinicultura (criação de camarão em cativeiro) nos campos naturais da região.
Participaram da reunião representantes da União Quilombola de Itapecuru-Mirim (Unicquita), Movimento de Pescadoras e Pescadores do Brasil (MPP), Sindicato dos Pescadores de Itapecuru Mirim, Movimento dos Pescadores Artesanais de Santa Rita e Articulação Nacional das Mulheres Pescadoras.
Durante a reunião, que também contou com a presença do vereador Raimundo Penha (PDT), as lideranças colocaram suas preocupações quanto à implantação de empreendimentos que podem prejudicar o meio-ambiente, sem a execução do plano de manejo da APA da Baixada Maranhense, contrariando a Constituição Estadual.
“Este é um projeto temerário que, se for colocado em prática, vai distribuir os campos naturais. Por isso, viemos aqui pedir ajuda ao senador Weverton para que ele esteja do nosso lado nesta luta, pela preservação dos campos naturais”, disse Carlos Alberto, representante dos pescadores e criadores de gado de São Rita.
“Ouvimos aqui os representantes das comunidades e sabemos o quanto esta situação é preocupante. Vamos fazer alguns encaminhamentos para encontrar uma solução para esta situação. Sabemos a importância dos campos e vamos trabalhar em algumas frentes para buscar uma solução”, afirmou o senador Weverton.
Campos Naturais - Os campos naturais, ou áreas inundáveis da APA da Baixada Maranhense, são fonte de produção de alimentos (criação de peixes em açudes que utilizam os cursos d’água de forma sustentável, agricultura familiar, extrativismo e pecuária), gerando renda para milhares de moradores de um território denominado beira de campo em Santa Rita, Anajatuba e Itapecuru-Mirim.
Comments