Weverton Rocha (PDT), candidato ao governo do Maranhão pela coligação Juntos pelo Trabalho, recebeu nesta terça-feira (23) a “Plataforma da Classe Trabalhadora do Nordeste para as Eleições 2022”. O documento foi entregue na sede da CUT pelo presidente da CUT /Maranhão, Manoel Lages, e pelo secretário geral da CUT Nacional, Aparecido Donizetti. A plataforma tem cinco eixos estruturantes: Defesa de Direitos que Garantam Vida Digna; Defesa da Democracia, Participação Popular, Inclusão Social e Pluralidade; Valorização do Trabalho, Garantia do Emprego e das Condições de Trabalho; Defesa da Mulher Trabalhadora; e Estado como Indutor do Desenvolvimento Regional Sustentável. Estavam presentes na reunião representantes do Sindsep/MA, Fenadados, Fetram e Comerciários.
“Entregamos a plataforma que contém pontos estruturantes para o desenvolvimento do estado, bem-estar da população e respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Weverton Rocha tem sempre estado ao lado dos trabalhadores e acreditamos que ele vai respeitar os eixos aqui listados. Em muitos pontos, a nossa plataforma já casa com o plano de governo de Weverton, o que mostra sintonia entre o candidato e a pauta dos trabalhadores. Queremos um governador que tenha a capacidade de dialogar e abrir frentes de desenvolvimento para o nosso estado, respeitando os trabalhadores”, disse Manoel Lages, presidente da CUT/MA.
O secretário geral da CUT, Aparecido Donizetti, destacou que essa plataforma tem alguns pontos em comum com a plataforma de governo apresentada por Weverton. Ele destacou também a importância de uma mesa de diálogo, em que o trabalhador esteja presente. Em outro ponto, frisou a importância de políticas de proteção à mulher.
“Essa plataforma está sendo entregue em quase todos os estados. Ela tem cinco pontos, mas aqui no Maranhão destaco dois pontos que são fundamentais. O primeiro é a presença dos trabalhadores dos espaços que foram retirados. É importante o envolvimento dos trabalhadores nos debates das políticas estruturantes do estado. O segundo é trabalhar o desenvolvimento do estado no tocante à indústria, agricultura familiar, conteúdo local e turismo. Queremos que isso seja discutido conjuntamente como os trabalhadores. A CUT entende que o desenvolvimento do estado só terá sucesso se tiver uma espécie de fórum Tripartite, com a presença do Estado, Trabalhadores e Empresários, ou outros segmentos. A plataforma tem esse viés, de ser um fórum permanente para a gente trabalhar o desenvolvimento do estado, sabendo onde estão o trabalho e os trabalhadores”, afirmou Donizetti, que ressaltou que foi muito bom constatar que o plano de governo de Weverton contempla algumas das ações colocadas na plataforma.
“Observamos a preocupação com a classe dos trabalhadores, com a geração de emprego de forma responsável, a composição de uma mesa de diálogo e também a defesa da mulher trabalhadora. Vejo aqui que o candidato tem a proposta do programa Segunda Chance, que vai além do que colocamos na plataforma. Tenho certeza que avançaremos em muitos pontos”, enfatizou Aparecido Donizetti.
Socorro Lago, da direção da Fenadados, destacou o motivo do apoio a Weverton Rocha.
“Os trabalhadores que representamos estão com Weverton pelo seu respeito à nossa luta. Por compreender o quanto o diálogo é importante na execução de políticas públicas e também pelo seu comprometimento em sempre defender a pauta dos trabalhadores. Não tem como apoiar um candidato que não dá ouvidos para a classe trabalhadora e não tem nenhuma sensibilidade com os movimentos sociais”, afirmou Socorro Lago.
Weverton Rocha agradeceu a acolhida na CUT e disse que toda a sua trajetória sempre foi de muita luta, desde os tempos de estudante. Luta essa que ampliou ao chegar à Câmara dos Deputados e também no Senado, onde nunca votou contra nenhuma pauta dos trabalhadores.
“Toda minha vida foi pautada na luta. Sempre estive ao lado dos trabalhadores. Os projetos que defendo e leis que aprovamos sempre tem essa mesma linha, que é a defesa do trabalhador e em benefício da população. No meu plano de governo, como já foi pontuado aqui, estas ações estão bem claras. Vamos construir coletivamente meios de desenvolver o nosso estado. Estou aqui para reafirmar o meu compromisso com a classe trabalhadora”, finalizou Weverton Rocha.
Comments