top of page
Buscar
Foto do escritorPra Começo de Conversa

Weverton Rocha recebe Plataforma da Classe Trabalhadora na CUT





Weverton Rocha (PDT), candidato ao governo do Maranhão pela coligação Juntos pelo Trabalho, recebeu nesta terça-feira (23) a “Plataforma da Classe Trabalhadora do Nordeste para as Eleições 2022”. O documento foi entregue na sede da CUT pelo presidente da CUT /Maranhão, Manoel Lages, e pelo secretário geral da CUT Nacional, Aparecido Donizetti. A plataforma tem cinco eixos estruturantes: Defesa de Direitos que Garantam Vida Digna; Defesa da Democracia, Participação Popular, Inclusão Social e Pluralidade; Valorização do Trabalho, Garantia do Emprego e das Condições de Trabalho; Defesa da Mulher Trabalhadora; e Estado como Indutor do Desenvolvimento Regional Sustentável. Estavam presentes na reunião representantes do Sindsep/MA, Fenadados, Fetram e Comerciários.


“Entregamos a plataforma que contém pontos estruturantes para o desenvolvimento do estado, bem-estar da população e respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Weverton Rocha tem sempre estado ao lado dos trabalhadores e acreditamos que ele vai respeitar os eixos aqui listados. Em muitos pontos, a nossa plataforma já casa com o plano de governo de Weverton, o que mostra sintonia entre o candidato e a pauta dos trabalhadores. Queremos um governador que tenha a capacidade de dialogar e abrir frentes de desenvolvimento para o nosso estado, respeitando os trabalhadores”, disse Manoel Lages, presidente da CUT/MA.


O secretário geral da CUT, Aparecido Donizetti, destacou que essa plataforma tem alguns pontos em comum com a plataforma de governo apresentada por Weverton. Ele destacou também a importância de uma mesa de diálogo, em que o trabalhador esteja presente. Em outro ponto, frisou a importância de políticas de proteção à mulher.


“Essa plataforma está sendo entregue em quase todos os estados. Ela tem cinco pontos, mas aqui no Maranhão destaco dois pontos que são fundamentais. O primeiro é a presença dos trabalhadores dos espaços que foram retirados. É importante o envolvimento dos trabalhadores nos debates das políticas estruturantes do estado. O segundo é trabalhar o desenvolvimento do estado no tocante à indústria, agricultura familiar, conteúdo local e turismo. Queremos que isso seja discutido conjuntamente como os trabalhadores. A CUT entende que o desenvolvimento do estado só terá sucesso se tiver uma espécie de fórum Tripartite, com a presença do Estado, Trabalhadores e Empresários, ou outros segmentos. A plataforma tem esse viés, de ser um fórum permanente para a gente trabalhar o desenvolvimento do estado, sabendo onde estão o trabalho e os trabalhadores”, afirmou Donizetti, que ressaltou que foi muito bom constatar que o plano de governo de Weverton contempla algumas das ações colocadas na plataforma.


“Observamos a preocupação com a classe dos trabalhadores, com a geração de emprego de forma responsável, a composição de uma mesa de diálogo e também a defesa da mulher trabalhadora. Vejo aqui que o candidato tem a proposta do programa Segunda Chance, que vai além do que colocamos na plataforma. Tenho certeza que avançaremos em muitos pontos”, enfatizou Aparecido Donizetti.


Socorro Lago, da direção da Fenadados, destacou o motivo do apoio a Weverton Rocha.


“Os trabalhadores que representamos estão com Weverton pelo seu respeito à nossa luta. Por compreender o quanto o diálogo é importante na execução de políticas públicas e também pelo seu comprometimento em sempre defender a pauta dos trabalhadores. Não tem como apoiar um candidato que não dá ouvidos para a classe trabalhadora e não tem nenhuma sensibilidade com os movimentos sociais”, afirmou Socorro Lago.


Weverton Rocha agradeceu a acolhida na CUT e disse que toda a sua trajetória sempre foi de muita luta, desde os tempos de estudante. Luta essa que ampliou ao chegar à Câmara dos Deputados e também no Senado, onde nunca votou contra nenhuma pauta dos trabalhadores.


“Toda minha vida foi pautada na luta. Sempre estive ao lado dos trabalhadores. Os projetos que defendo e leis que aprovamos sempre tem essa mesma linha, que é a defesa do trabalhador e em benefício da população. No meu plano de governo, como já foi pontuado aqui, estas ações estão bem claras. Vamos construir coletivamente meios de desenvolver o nosso estado. Estou aqui para reafirmar o meu compromisso com a classe trabalhadora”, finalizou Weverton Rocha.

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page