top of page

Familiares, advocacia, amigos, autoridades políticas prestam homenagens a Mário Maciera

  • Foto do escritor: Pra Começo de Conversa
    Pra Começo de Conversa
  • há 1 hora
  • 3 min de leitura


ree

Com muita emoção, respeito e reconhecimento a sociedade maranhense despediu-se do presidente vitalício da OAB/MA, Mário Macieira (2010/2015). O quadro do também professor e advogado de 54 anos, complicou-se ao se internar, em um hospital de São Luís, para tratar uma infecção. Macieira não resistiu às complicações e ontem (31 de julho) veio a óbito. O velório foi realizado na sede da OAB/MA e o sepultamento aconteceu no Cemitério do Gavião no dia 01 de agosto.


Durante a cerimônia, diversas manifestações de pesar foram registradas. A vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, falou em nome do Conselho Seccional devido à ausência do presidente da Ordem, Kaio Saraiva, por motivo de viagem. Ela destacou o legado de Macieira como advogado, professor e presidente da Seccional Maranhense. “Perdemos não apenas um advogado brilhante, mas uma liderança que dedicou sua vida à defesa da cidadania e ao aprimoramento das instituições democráticas no Maranhão”, declarou.


O ex-presidente da República e padrinho de Macieira, José Sarney, destacou o amor e o despertar da Fé ainda mais forte em sua pessoa quando batizou Mário Macieira. “Que ele siga iluminado na Fé. Mário era comprometido com a advocacia, sim. Mas acima de tudo era comprometido com as pessoas. Era um ser humano afetuoso, que acreditava no diálogo e no poder transformador da escuta. Sinto sua falta imensamente”, afirmou.


Os amigos e sócios Guilherme Zagallo e Antonio Nunes falaram sobre a trajetória desde a época de Faculdade e que seguiu na vida profissional com o escritório de advocacia, uma sociedade entre os três amigos. “Perdi um irmão de caminhada. Mário foi mais que um jurista brilhante; foi um amigo generoso, que sempre estendeu a mão sem pedir nada em troca. Sua voz era uma bússola moral para todos nós”, disse Zagallo. “Nos conhecemos ainda na faculdade. Já ali ele se destacava pela sensibilidade e firmeza. Perder Mário é como perder uma parte da nossa esperança de um mundo mais justo. Mas sua memória continuará nos guiando”, disse Nunes.


O prefeito Eduardo Braide também esteve presente no velório assim como secretário de Estado, no caso, Bira do Pindaré, da Agricultura Familiar, e diversos deputados estaduais, entre eles Lula Filho, Rodrigo Lago.


A irmã de Mário Macieira, Karina Macieira, agradeceu pela presença e afirmou emocionada: “perder o Mário é perder uma parte do nosso chão. Meu irmão foi muito mais do que um advogado brilhante e uma liderança respeitada — ele foi um homem generoso, de coração imenso, que viveu com coragem, compromisso e profundo senso de justiça.A dor é imensa, mas o orgulho pelo que ele foi e construiu é ainda maior.

Seguiremos com seu exemplo vivo em nós: de integridade, de luta e de amor ao próximo.

Descanse em paz, meu irmão”, disse.


A Diretoria da OAB/MA se fez presente por meio do Secretário Geral, Daniel Blume, o Conselho Federal esteve representando pelo conselheiro Thiago Diaz, e a CAAMA, pelos presidentes Gustavo Mamede, e Bruno Diaz. Estiveram presentes também, inúmeros advogados, jornalistas, magistrados, integrantes do Ministério Público e lideranças políticas. A homenagem póstuma contou com o pronunciamento de diversas pessoas.


Muitos relembraram as grandes ações de sua gestão (2010 a 2015), como exemplo: a proposição da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o aumento abusivo do IPTU em São Luís, a convocação do Conselho Seccional para discutir a crise no sistema carcerário, e ainda a liderou ações diretas de inconstitucionalidade, como a que questionou as pensões vitalícias a ex-governadores do Maranhão; esteve envolvido na III Marcha do Povo Contra a Corrupção e pela Vida, realizada em outubro de 2011. Macieira representou a OAB MA no evento que reuniu mais de duas mil pessoas em São Luís, entregando dossiês de denúncias de corrupção e reafirmando o combate à impunidade e à violação de direitos.


Desde o início de sua gestão, Mário Macieira destacou que a defesa das prerrogativas dos advogados era prioridade máxima, afirmando que essas garantias não são privilégios, mas instrumentos essenciais para o exercício do direito à defesa e ao contraditório. Ele se comprometeu a posicionar a OAB como “campo de batalha” pela cidadania, moralidade pública e aperfeiçoamento das leis. A OAB/MA decretou luto oficial por três dias

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
NOTA DE SOLIDARIEDADE

A Assembleia Legislativa do Maranhão manifesta irrestrita solidariedade ao deputado estadual Yglésio Moisés, ao delegado de Polícia Civil...

 
 
 

Comments


©2022 por Pra Começo de Conversa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page