top of page

Pesquisa Imirante/Econométrica aponta Orleans Brandão na liderança e em ascensão na disputa pelo Governo do Maranhão

  • Foto do escritor: Pra Começo de Conversa
    Pra Começo de Conversa
  • há 13 minutos
  • 2 min de leitura

A primeira pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2026, divulgada pelo Imirante e realizada pelo Instituto Econométrica, revela um cenário equilibrado, com destaque para o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), que aparece como um dos principais nomes na corrida pelo Governo do Maranhão. O levantamento ouviu 1.362 eleitores entre os dias 8 e 11 de janeiro e está registrado no TSE sob o número MA-08591/2026.


No cenário espontâneo, Orleans Brandão já desponta tecnicamente empatado na liderança, com 20,7% das intenções de voto, ficando muito próximo do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que aparece com 21,9%. O desempenho de Orleans nesse recorte é visto como relevante por se tratar de uma resposta sem estímulo de nomes, indicando forte lembrança junto ao eleitorado. Lahesio Bonfim (Novo) soma 9,3% e o vice-governador Felipe Camarão (PT) aparece com 3,85%.

Quando o cenário é estimulado, Orleans Brandão assume a liderança isolada, alcançando 33,9% das intenções de voto, à frente de Eduardo Braide, que registra 32,2%. Lahesio Bonfim aparece com 17,3% e Felipe Camarão com 7,6%. O resultado reforça o avanço do emedebista e sua consolidação como principal nome no momento da corrida eleitoral.


Nos confrontos diretos, Orleans Brandão também apresenta desempenho expressivo. Na disputa frente a Lahesio Bonfim, o secretário lidera com folga, somando 49,6% das intenções de voto, contra 32,7% do adversário. Já no embate direto com Eduardo Braide, Orleans registra 40,5%, mantendo-se competitivo em um cenário de equilíbrio, dentro da margem de erro.

A expectativa de vitória — quando o eleitor aponta quem acredita que vencerá a eleição, independentemente do voto — também favorece Orleans Brandão. Ele lidera esse indicador com 39,2%, à frente de Eduardo Braide, que aparece com 31,1%. Lahesio Bonfim registra 8,4% e Felipe Camarão, 3,7%, reforçando a percepção do eleitorado de que Orleans é hoje o nome mais forte na disputa.


No quesito rejeição, Orleans Brandão apresenta índice de 17,9%, inferior aos de Lahesio Bonfim, que soma 25,4%, e de Felipe Camarão, que lidera a rejeição com 28,9%. O menor índice é o do prefeito Eduardo Braide, com 6,8%.


A pesquisa Econométrica tem margem de erro de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, consolidando um retrato consistente do atual cenário político maranhense, no qual Orleans Brandão desponta como protagonista e principal referência na disputa pelo Palácio dos Leões em 2026.


Fonte: com informações do Imirante

 
 
 

Comentários


©2022 por Pra Começo de Conversa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page